IV Expo Total Coroense 2017 – Um Show da SEDUC apresentações culturais, “confira fotos e vídeos”

O IV Expo Total Coroense 2017 em São José da Coroa Grande teve como tema “São José conhecendo São José” neste dia 11/04 festa do município. A prefeitura através da secretaria de educação realizou um dos melhores eventos da educação este ano , o tema foi escolhido justamente para que os Coroenses realmente conheçam os pontos turísticos,cultura,patrimônio e Belezas Naturais. As escolas do município ficaram responsável para apresentar um pedacinho do nosso universo.

Assista o vídeo

A Escola Municipal Severina Nunes de Andrade, da Mata do Cajueiro, apresentou as trilhas ecológicas do município, tema importante para o desenvolvimento do turismo na zona rural que é rica em trilhas e podendo desfrutar também das bicas.

A Escola Municipal Lívio Tenório, do engenho de Tentugal, apresentou parte das histórias que envolvem o Engenho Morim.

Assista o vídeo:

A propriedade está localizada a cerca de 5 km da PE 060, considerando o acesso através do Engenho Tentugal, mas também pode ser acessada através da cidade de Barreiros, pelo Engenho Campinas, tendo como coordenadas geográficas da casa grande. Possui uma área de total de 1.029 hectares, dos quais aproximadamente 600 hectares são constituídos de área de preservação permanente contemplando mata atlântica e margens de rios e riachos.Conforme dados do “Plano de Preservação dos Sítios Históricos do Interior”, elaborado pela FIAM, o Engenho Morim foi fundado no século XVIII, pela Baronesa de Gindahy, então descobrimos a origem do nome do engenho Gindaí ou Gindahy, o nome do engenho em homenagem a Baronesa Gindahy.

Trata-se de uma propriedade de inestimável valor histórico, por ter sido a casa de morada no Dr. Estácio de Albuquerque Coimbra, maior empresário da região e proprietário da Usina Central Barreiros e político que ocupou por duas vezes o governo de Pernambuco, sendo interinamente em 1911 e depois eleito em 1926, tendo sido ainda vice-presidente da república entre 1922 e 1926. O Dr Estácio de Albuquerque Coimbra casou com Joana Castello Branco, filha e herdeira do então proprietário Major Francisco Ferrão Castello Branco, tomando posse da propriedade e adquirindo terras vizinhas, fazendo do Engenho Morim um latifúndio dos mais belos e produtivos. Em 2003 venda de 1029 hectares para Diógenes de Oliveira Paes Barreto e José Lourenço de Oliveira Neto, atuais donos da propriedade. 

As construções existentes contemplam a casa grande, estábulo, banheiro de carrapaticida, estrumeira, moita e casas de moradores, que conservam as linhas arquitetônicas originais. Também pode-se observar as ruínas da capela, em frente à casa grande. 

A Escola Municipal Espírito Santo apresentou os patrimônios materiais e imateriais de São José da Coroa Grande. Valorizando nossos artistas e suas artes, músicos, artesãos que encantam nossas festas tradicionais.

Assista o vídeo:

A Escola Municipal Tereza Cristina Melo dos Reis apresentou toda a diversidade de nossa gastronomia, mostrando para a população nossos pratos típicos com destaque para a culinária baseada em frutos do mar, todos os pratos no Expo 2017 foram enviados pelos restaurantes da cidade.

A Escola Municipal da Várzea do Una apresentou sobre um dos símbolos do trabalho e da arte de de São José, o Estaleiro Mestre Zuza. Assim como por tornar conhecida a história do fundador do estaleiro que hoje carrega seu nome.  

Assista em vídeo uma apresentação cultural sobre o mestre Zuza

A Escola Municipal Abreu do Una apresentou uma nova descoberta “A berreira do Giz”, um lugar encantador, Abreu lugar de um povo acolhedor onde podemos curtir a praia de gravatá e belos manguezais.E fizeram uma apresentação cultural dançando o hino de São José em ritmo de forró.

Assista o vídeo:

Barreira do Giz

Já a escola João Francisco de Melo desenvolveu um projeto de guias mirins, responsáveis por apresentar e disseminar a história, a cultura, o patrimônio e as belezas naturais de nosso município àqueles que nos visitam, também apresentou um pouco sobre a tecnologia e a mídia nos dias atuais.

Assista o vídeo

Assista as apresentações Culturais em vídeos:

Parabenizamos os secretario “Wagner Germiniano”, professores e alunos e toda a equipe da secretaria de Educação pelo brilhante e inesquecível trabalho.

Escrito por Tenório Cavalcanti

Fotos

« 1 de 7 »
Compartilhar:

Post Author: Tenório


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *