ONDE MORA A FELICIDADE DE UM CASAMENTO?

Como presbítero e líder religioso, servindo e Auxiliando meu Pastor Luis Carlos na Igreja Pentecostal Assembleia de Deus, em São José da Coroa Grande, antes de fazer parte desta estimada igreja fui membro e consagrado em 2007 a presbítero na Assembleia de Deus ministério de Madureira, como presbítero com Ação pastoral dirigi as Igrejas nas cidades de:
Vila do Jacú, Jataúba, Queimadas, Jurema, e Garanhuns, cidades do nosso Estado de Pernambuco e a maioria cidades do sertão pernambucano.
Entre 1 ano e 6 meses á 3 anos em cada cidade, tive juntamente com minha esposa o prazer de pastorear e fazer missões nestas cidades, e no decorrer de minha vida ministerial tive a experiência de conhecer, ouvir e aconselhar diversas pessoas de diversas cidades, por isso me interessei estudar psicologia Pastoral, principalmente nos aconselhamentos as famílias.
A FELICIDADE DO CASAL QUE SE AMAM MORA EM  DOIS LUGARES
1º – SATISFAÇÃO  2º COMPREENSÃO
1-    SATISFAÇÃO
Contentamento; prazer resultante da realização daquilo que se espera ou do que deseja. Palavras nos faltam para descrever o que é satisfação, principalmente no casamento, mas resumo dizendo que A FELICIDADE MORA NA SATISFAÇÃO, enquanto o casal for satisfeito, sejam no âmbito emocional, financeiro e sexualmente, este casal é feliz e estão bem, porém quando a INSATISFAÇÃO  chega é um sinal vermelho, que está indicando que devem parar e rever os conceitos, pois se isto não for feito  poderá vir o fracasso do relacionamento.
1-    COMPREENSÃO
 Condição, característica ou predisposição para aceitar e respeitar opiniões ou comportamentos alheios. É aqui onde mora o equilíbrio do casamento, não somos iguais, pensamentos e opiniões divergem,  muito diferentes somos um dos outros, o que acontece é que o ser humano quer explicação para tudo,claro que uma boa conversa para explicar tais comportamento é sempre legal, mas o complicado é que a briga é exatamente porque não compreendeu o que levou o parceiro a ter tal comportamento, a compreensão deve vir antes de qualquer pré-julgamento sejam no consciente ou no verbal. A compreensão é o equilíbrio do casamento ou de qualquer relacionamento.
Duas palavras que nunca andarão juntas é “a compreensão e a murmuração”, quem não compreende sempre murmuram, é a partir disto que tudo  desmoronam “a murmuração”. Quando o casal entra por este caminho tudo dá errado, tudo é motivo para discutir, neste momento percebe-se que uma tempestade de brigas e ofensas está para acontecer.
Quero tomar como exemplo uma personagem que existiu, mas a bíblia não conta detalhes sobre ela, como escritor meus pensamentos voam altos, com esse pensamento vamos contar um pouco de sua história.
Falo da Esposa de Noé um exemplo de uma Mulher Compreensiva
Embora não nos seja dado nenhum detalhe da esposa de Noé na Bíblia, vale apena notar que ela deve ter estado ao lado dele durante toda a construção da arca,assim como subsequentemente, seguindo-o para dentro dela. É duvidoso que ela tenha entendido inteiramente o que o seu marido estava fazendo, e isso deve ter custado muitos sacrifícios por parte da família, e ainda ela se submeteu. E sua Submissão a seu marido a guiou para a segurança e bem-estar dela e de seus filhos.
O que teria acontecido se a esposa de Noé parasse colocasse a mão no quadril, sacudindo o dedo na cara de Noé e tivesse protestado, dizendo:
“Noé, já suportei tudo o que podia suportar”. Primeiro você deixou o bom emprego que tinha para se dedicar de tempo integral a esse trabalho de carpintaria, você gasta todas as economias da família, que seriam para o futuro de nossos filhos, em mais e mais suprimentos e materiais para esse seu interminável trabalho em madeira. Você está se consumindo tanto nesse trabalho, que esta família não tem férias há 120 anos!
De fato,eu nem posso me lembrar quando foi que nós,realmente nos sentamos juntos para um belo jantar em família.E agora você vem me dizer que tenho que entrar nesse barco enorme,com setenta e cinco mil animais fedorentos,barulhentos e sujos,alguns dos quais rastejam e se arrastam? Acho que não! É esse barco ou eu! É pegar ou largar!”.
Diante deste exemplo descobrimos que a felicidade do Casal mora na Satisfação e na compreensão. Pois com esses dois elementos o casal poderá viver em quaisquer circunstâncias e em qualquer lugar, até dentro de uma arca cheia de bichos e animais, tomar conta da arca não era nada fácil. Estudos revelam que tinham cercam de 8 mil espécies tinha na arca, Noé e sua esposa tinham 6 filhos e 6 noras eles tinha uma família para cuidar e monte animais pra cuidarem. Casal perfeitos é impossivel, mas casal satisfeito e compreencivel é possível.
SÓ SEREMOS FELIZES QUANDO FORMOS SATISFEITO E COMPREENDERMOS MELHOR AS PESSOAS. A FELICIDADE ESTÁ EM JESUS QUE DEVE ESTÁ DENTRO DO RELACIONAMENTO DO CASAL.

Escrito por Tenório Cavalcanti
BACHAREL EM TEOLÓGIA 
Foto
Tenório e Sâmia
Compartilhar:

Post Author: admin


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *