Varzea do Una – A rádio Comunitária Nordeste Fm 92,4 faz parte da cultura local


(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
No domingo dia 20/11, o blog Tenório Cavalcante esteve em Várzea do Una, distrito de São José da Coroa Grande-PE.

Depois de fazer a matéria da Pedra Grande, fomos almoçar no Restaurante e Pousada Point, próximo a pousada visitamos a Rádio Comunitária Nordeste FM 92,4 do nosso Amigo Bartolomeu Barros fundador e criador da Rádio. 

Bartolomeu Barros da Silva, nascido no dia 04/09/1955, natural de São José da Coroa Grande, estudou até a 2ª série do ensino fundamental, mesmo não tendo o estudo completo, “Bartolomeu” tem uma sabedoria enorme na área de eletrotônica, e fala muito bem como radialista, toda estrutura da rádio é caseira, feita por ele, a antena da rádio é feita de cano com rebites, o transmissor é também caseiro, 95% dos equipamentos da Rádio Comunitária Nordeste FM 92,4  são caseiros, o esquema do transmissor feito por Bartolomeu, a imagem a seguir nos mostram o esquema do transmissor.
Com esse transmissor á radio consegue transmitir até São José, mas por questão da anatel a rádio apenas é permitido transmitir na comunidade. 

Normas e Exigências de  uma Rádio Comunitária
Já foi aberto o Cnpj da rádio e foi feito o pedido da liberação, toda vez que vem a fiscalização é apresentado o documento. A programação diária de uma rádio comunitária deve conter informação, lazer, manifestações culturais, artísticas, folclóricas e tudo aquilo que possa contribuir para o desenvolvimento da comunidade, sem discriminação de raça, religião, sexo, convicções político-partidárias e condições sociais. Deve respeitar sempre os valores éticos e sociais da pessoa e da família e dar oportunidade à manifestação das diferentes opiniões sobre o mesmo assunto. 

É proibido a uma rádio comunitária utilizar a programação de qualquer outra emissora simultaneamente, a não ser quando houver expressa determinação do Governo Federal. Não pode, em hipótese alguma, inserir propaganda comercial, a não ser sob a forma de apoio cultural, de estabelecimentos localizados na sua área de cobertura.

No Brasil, a Lei 9.612, de 1998, criou o Serviço de Radiodifusão Comunitária. Este último foi regulamentado pelo Decreto 2.615, também em 98. Somente associações comunitárias sem fins lucrativos podem explorar este serviço, legalmente constituídas e registradas, com sede na comunidade em que pretendem prestar o serviço, cujos dirigentes sejam brasileiros natos ou naturalizados há mais de dez anos, maiores de 18 anos, residentes e domiciliados na comunidade. Somente pessoas e entidades da própria comunidade podem fazer parte da rádio comunitária.

A rádio tem um trabalho prestado a comunidade da Várzea do Una muito gratificante, Várzea tem muitos filhos espalhado pelo Brasil, em diferentes estados, Bartolomeu usa o facebook pra divulgar, de vez em quando alguém liga pra um parente e as vezes o celular está desligado ou fora da área, e o radialista avisa fulanoª de tal, seu filho ou parente está ligando mas o celular está desligado ou fora da área.
O Blog Tenório Cavalcanti teve a honra de transmitir uma mensagem bíblica aos ouvintes da Radio, assistam o vídeo:
Temos sempre dito em nossas Reflexões, que conhecimento se adquirem nos livros,professores e em escolas, porém sabedoria só um pode nos dar.
E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada. (Tiago 1 : 5). 

Conheço um monte de gente analfabeto que tem sabedoria, também conheço um monte de gente, que tem ensino superior e não tem sabedoria. Pois a sabedoria está em Deus. Como pode um analfabeto, ser radialista? E criar uma Rádio comunitária toda artesanalmente?, antena e transmissor totalmente caseiros.

Torcendo para que a Rádio Nordeste FM 92,4 na Várzea termine de concluir todas as suas documentações para prosseguir transmitindo, por questão de honra a sabedoria deste simples homem Bartolomeu Barros e também por questão de cultura, pois “A Rádio Cmunitária Nordeste Fm 92,4” , faz parte da cultura da várzea, igualmente ao museu,a pedra grande e ao estaleiro do Mestre Zuza. A Rádio é Artesanal, feita pelas mãos do Radialista Bartolomeu Barros.

Escrito por Tenório Cavalcanti
Fotos 
A antena da rádio é feita de cano com rebites

Post Author: admin


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *