O Handebol em São José avança e conquista o seu espaço mesmo com poucos recursos


(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});


Nesta última Terça-Feira 01 /11 em São José da Coroa Grande na quadra esportiva da Escola Municipal João Francisco de Melo, visitamos o treino do turma do “HANDEBOL”, o esporte trás ao praticante saúde e equilíbrio emocional, tem sido também o agente cooperador da sociedade para a prevenção do crime, a juventude que pratica esporte tem um ponto de equilíbrio e não tem tempo para o crime. Percebi que em São José a falta de estrutura dificultam a equipe do “HANDEBOL”, local de treino muito abaixo do que se espera, ainda é um tabus a ser quebrado, as equipes esportiva seja ela qual for, tem pouca estrutura aqui em nossa cidade, no vídeo que aqui estou publicando, percebe-se essa dificuldade, porém somos fortalecidos pela força de vontade da turma da equipe esportiva, pois com tão pouco eles conseguem fazer do ambiente o seu lugar de refugio, acreditando que o futuro será prospero para eles, sem olhar a dificuldades eles treinam três vezes por semana, treinos realizados nas Terças e Quintas na Escola João Franciscos, nas Quartas-feira na Zoombar(Treino físicos) .

A Equipe agradecem sempre o espaço cedido pela Diretoria da Escola municipal João Francisco, porém falo novamente que a quadra não está adequada pra um treino a noite principalmente, lugar escuro, vontade e determinação a Equipe tem de sobra, mas faltam investimento e incentivo. Assistam o vídeo e nele o caro leitor percebe as dificuldades e ver que o ambiente não está a altura que esses atletas merecem.
Desejamos sortes a Equipe, que o poder público e empresários olhem com um olhar de investimento, pois não penas a prefeitura que podem investir, empresários podem investir no social, ajudando a garotada a praticarem o esporte que eles gostam.
Parabenizo ao Valdir Gomes e toda equipe que cooperam para fortalecer o “HANDEBOL” em São José.

CONHEÇAM UM POUCO SOBRE O HANDEBOL
O handebol é um esporte coletivo que foi criado pelo professor alemão Karl Schelenz, no ano de 1919. Após ter as regras publicadas pela Federação Alemã de Ginástica, o esporte começou a ser praticado de forma competitiva em países como, por exemplo, Áustria, Suíça e Alemanha.Nesta fase inicial, as partidas de handebol eram realizadas em campos gramados parecidos com de futebol. Assim como no futebol de campo, cada equipe de handebol era composta por onze jogadores. No ano de 1925, foi realizada a primeira partida internacional de handebol, entre as equipes da Alemanha e da Áustria. Os austríacos levaram a melhor, vencendo os alemães por 6 a 3.

Fatos importantes da história do handebol:

– Em 1934, o COI (Comitê Olímpico Internacional) inclui o handebol como esporte Olímpico.

– Nas Olimpíadas de Berlim (1936), seis países disputaram a medalha de ouro. Foi a estréia do esporte em Jogos Olímpicos. A Alemanha tornou-se campeã, após derrotar a Áustria por 10 a 6.

Em 1938, foi disputado, na Alemanha, o primeiro campeonato mundial de handebol.
– Em 18 de julho de 1946, foi fundada a IHF (International Handball Federation), atualmente com sede na cidade de Basiléia (Suíça).
– No ano de 1966, os jogos de handebol em campo gramado foram descontinuados, passando o esporte ser realizado somente em salão.


– Após um período sem participação, o esporte volta a fazer parte das Olimpíadas nos Jogos Olímpicos de Montreal, em 1976. Porém, com regras reformuladas e partidas disputadas em quadra.

– Atualmente o esporte é praticado em 183 países, envolvendo mais de um milhão de equipes e trinta milhões de profissionais (jogadores, treinadores e outros profissionais do esporte).

Associações:
– Em nível internacional, as atividades de Handebol são organizadas e coordenadas pela IHF (Federação Internacional de Handebol) com sede na cidade de Basiléia (Suíça).
– No Brasil, o esporte é coordenado pela Confederação Brasileira de Handebol (CBHb) com sede na cidade de Aracaju (Sergipe).

Campeonatos:
– O principal torneio internacional de Handebol é o Campeonato Mundial de Handebol (masculino e feminino). Ele é realizado em todos os anos ímpares e conta com a participação de seleções nacionais. O penúltimo mundial masculino aconteceu em janeiro de 2013 na Espanha. A seleção masculina espanhola foi a campeã, após derrotar a Dinamarca na final. Já o último campeonato feminino aconteceu, no mesmo ano, na Sérvia e teve como campeã a seleção do Brasil.
– O último Campeonato Mundial de Handebol (masculino) ocorreu entre 15 de janeiro e 1 de fevereiro de 2015, no Qatar. A França tornou-se campeã (5º título conquistado) e a seleção do Qatar ficou como vice-campeã.
– Já a última versão feminina do Campeonato Mundial de Handebol ocorreu entre 5 e 20 de dezembro de 2015, na Dinamarca. A seleção da Noruega ficou com o título, após vencer as holandesas pelo placar de 31 a 23. Foi o terceiro título mundial conquistado pela seleção feminina de handebol da Noruega.
– Nas Olimpíadas do Rio 2016, o destaque ficou para a equipe feminina da Rússia que conquistou a medalha de ouro. Já no masculino, a medalha de ouro ficou para a equipe da Dinamarca.

Handebol de São José da Coroa Grande-PE
Curiosidade:
– Embora seja praticado por milhares de pessoas em nosso país, a equipe brasileira ainda não conseguiu ganhar medalha olímpica, nem título mundial no handebol.

Escrito por Tenório Cavalcanti


PUBLICIDADES

Post Author: admin


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *