PERFIL HISTÓRICO DE UMA MULHER GUERREIRA

Nascida de uma família pobre. Pai motorista de táxi e sua mãe empregada doméstica.

Estudou em escola pública, pois vem de uma família com 6 filhos e não havia nenhuma possibilidade de pagar escola particular. Quando estudante participou das lutas nos Diretórios Acadêmicos e representou os estudantes da Universidade Católica na UNE (União Nacional dos Estudantes) nas lutas pelas DIRETAS JÁ.

Formou-se em Psicologia aos 21 anos e seis meses.  Quando assumiu o primeiro grande desafio profissional, foi chamada pela professora Albenise para substituí-la assumindo como professora a cadeira de Psicologia Experimental na Universidade do ESUDA. Ensinou Psicologia na faculdade ESUDA ( Psicologia Geral I e II e Experimental) e na FAMASUL(Psicologia Geral I e II, Psicologia do Desenvolvimento e Psicologia da Aprendizagem). Especialista em Saúde Pública pela Universidade Federal de Pernambuco. Concluiu o curso de Direito pela FAPE (Faculdade Pernambucana), sendo aprovada na OAB/PE.

Está na Região há 27 anos. Foi Secretária de Saúde na gestão de Paulo Guimarães durante 6 anos. Quando iniciou, nenhuma criança nascia em Tamandaré e tem orgulho de ter mudado esta história. Implantou toda estrutura de saúde, pois quando assumiu a secretaria só tinha uma máquina de datilografar elétrica. Implantou Sala de parto, bloco cirúrgico, CPD (centro de Processamento de dados), laboratório, PACS (programa de agentes comunitários), PSF (programa de saúde da família, deixando 5 postos instalados), conseguiu vários automóveis através de projetos com o governo federal, investiu realmente no controle das doenças endêmicas (dengue, hanseníase, esquistossomose, leishmaniose, etc). 

Hoje é triste ver o avanço das drogas e da AIDS em nosso município; Priorizou a contratação do filho de Tamandaré, através de capacitação do nosso município com vários cursos do Ministério da saúde ex: PROFAE I e II (curso gratuito de auxiliar e técnico de enfermagem); Efetivou vários convênios para Tamandaré: Fundação Nacional de Saúde ( construção de banheiros e fossas sépticas na área rural); CLINOPE e SEOPE (para tratamento Oftalmológicos); BENFAM (fornecimento de materiais contraceptivos) e outros.

Foi vice-prefeita, onde no 1º ano assumiu a secretaria de saúde novamente, no segundo ano rompeu com o prefeito, pois não faz nada que fira a sua dignidade e sua consciência. Foi exonerada do cargo de secretária de saúde e passou os três anos restantes fora da gestão. Afastada da saúde não ficou sem trabalhar foi, através do programa Luz para Todos do governo de LULA, colocar energia nos engenhos e arruados (Brejo (60 casas), Mascatinho, Paraiso, rua da coruja em Santo André, e outros.

Em 2009 assumiu como Vereadora com mais 4 vereadores de oposição, o prefeito só elegeu 4 vereadores e terminou o mandato com 8. Ficou sozinha na oposição. É Psicóloga concursada do Estado. Casada, tem dois filhos e um neto.

Em 2012 quando iria para a reeleição de vereadora teve que , na véspera da convenção, virar candidata a prefeita, pois o prefeito Hildo Hacker tomou o PSB e o PDT da gente . Ficaram sem candidato a prefeito e teve que virar candidata a prefeita da noite para o dia. Não fez feio , pois teve quase 4.0000 votos.

Em 2013 foi Diretora do Hospital Colônia de Barreiros e que fez em 3 meses o que não fizeram em 4 anos. Um hospital que tem mais de 80 anos e não tinha água da Compesa , coloquei água em 2. Consegui com o Instituto Paulo Freire um projeto de alfabetização dos pacientes. Reformamos uma enfermaria que tinha muita goteira. Conseguimos pagar 50.000,00  dos 52.000,00 que o Hospital do Estado devia a padaria Barbosa.Sem falar na humanização e higiene que conseguimos ter após a chegada da água, pois o hospital vivia com um cacimbão seco. Hoje ela tem um grande desafio: O de provar a Tamandaré que tem dinheiro nesta prefeitura. A doença do Brasil é a corrupção, principalmente nas prefeituras, pois, por estar muito próxima do cidadão, muitos não têm coragem de denunciar. Dra Sueli Merencio acredita que , através do ORÇAMENTO PARTICIPATIVO,  o dinheiro público será efetivamente aplicado em benefício da população,pois é o cidadão quem deve definir o que fazer com o dinheiro público.

Aguardem entrevista em vídeo de projetos para Tamandaré com Dr.Sueli, já dizia um certo pensador, “mude para mudar”. 

O blog Tenório Cavalcanti,conhece o trabalho e a personalidade dessa Guerreira de perto,pois em 1996 eramos eleitor de Tamandaré-PE, sou natural de Tamandaré, filho de seu Manoel Tenório Cavalcanti, e conhecemos o nosso povo.

Tamandaré minha terra Natal desejo para ti mudança e prosperidade.

Tenório Cavalcanti
Compartilhar:

Post Author: admin


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *