Iluminando nossas trevas

No principio a terra estava vazia de qualquer substância real e mantenedora da vida. Estava suspensa na escuridão,girando na água, e não tinha forma perceptível. A mudança que se fez necessária foi iluminar a escuridão na qual ela existia.

No principio não havia aurora que terminasse com a noite, não havia sol que aquecesse o dia, nem luar refletindo-se na água que girava,nem formas desenhando-se contra o céu, nem céu, nem horizonte, só uma interminável noite!

“E disse Deus: Haja luz: e houve luz” (Gn 1.3).

Fico pensando com meus pensamentos, como teria sido essa primeira luz? Teria sido uma leve e gradual iluminação da escuridão? Teria sido uma flecha de glória brilhante? E como teria sido possível, uma vez que o sol, a lua e as estrelas ainda não haviam sido criados até o quarto dia da criação?

Os cientistas nos dizem que há luz no universo, luz que não é a do sol, é um tipo de fosforescência ou brilho de radiação das auroras boreais. A bíblia nos diz que, fisicamente, a luz é associada a própria presença de Deus – Tanto que no céu não haverá necessidade de sol,lua e estrelas, porque a luz da glória de Deus.

“E a cidade não necessita de sol nem de lua, para que nela resplandeçam, porque a glória de Deus a tem iluminado, e o Cordeiro é a sua lâmpada”. Apocalipse 21.23

Talvez, no primeiro dia da criação,Deus tenha levantado seu véu, o qual o escondia da terra,e de alguma maneira, a glória de sua presença foi revelada.

Talvez tenha havido uma explosão de luz, uma energia similar ao big bang referido hoje em dia na teoria da criação.Qualquer que possa ter sido a desconhecida explanação técnica, nós sabemos que houve luz em resposta a palavra de Deus, quando ELE disse: “Haja luz e houve luz”.

Deus não deixou nosso meio ambiente em tenebroso e sombrio crepúsculo. “E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas. E Deus chamou a luz de dia; e as trevas chamo Noite. E foi a tarde e a manhã: o dia primeiro”. (Gênesis 1.4-5).

Conquanto a luz descrita seja literal, ela tem uma profunda analogia e significado pessoal para você e eu, pois a luz, no sentido espiritual,representa a verdade, a claridade, a compreensão espiritual,assim como o discernimento que recebemos da palavra de Deus.

O Salmista louvou a Deus porque a exposição das tuas palavras dá luz e dá entendimento aos símplices. Salmos 119.130

Em que área da sua vida você precisa de iluminação?

O desanimo sobre o futuro e sobre a direção que você escolheu, a depressão por causa da lacuna que deve ser preenchida em sua vida, ou a desilusão por suas primeiras tentativas de encontrar significado para a vida através de várias religiões, tudo isso pode mergulhá-lo na escuridão. Você já perguntou a si mesmo?

Por que estou aqui?
Qual o significado de minha vida?
Por que a felicidade genuína é tão impalpável?
Por que estou sozinho na multidão?
Por que sou tão inquieto interiormente?
Por que me sinto culpado.

Jesus quer iluminar as trevas que invade a sua alma e clarear todos os seus passos, quem segue a  ELE jamais andará em trevas.

Todos o ser humano tem um lado obscuro da vida, aquele lado de fúria, revolta, vingança, ira, mas Jesus ilumina nossas trevas e expulsando nossos defeitos e fazendo-nos sua Imagem e semelhança. 

Tenório Cavalcanti
Compartilhar:

Post Author: admin


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *